10 mandamentos para uma pele bonita

Dra. Ana Paula Cipoli Artigos Deixe um Comentário

O processo de envelhecimento sofre influência tanto pela passagem dos anos, quanto devido a uma série de fatores como alimentação, estresse, atividades físicas e tabagismo, entre outros. Sabe-se que, o uso de produtos corretos na pele juntamente com um estilo de vida saudável, vai ajudar o indivíduo a viver com mais saúde e retardar seu envelhecimento. Segue abaixo algumas dicas:

1- Limpe a pele corretamente
Sabonetes comuns que usamos no corpo para o banho contém detergentes fortes, que retiram a hidratação natural da pele, deixando-a seca e sensível.Por isso, não devem ser usados na face em hipótese alguma. Sempre optar por limpadores formulados com detergentes mais suaves.

Pele normal ou seca deve-se usar sabonetes em barra com hidratante ou espumas faciais que limpam a pele suavemente.

Pessoas com pele oleosa ou mista devem usar gel ou sabonete de limpeza com princípios ativos com ácido salicílico ou sulfacetamida sódica, que limpam profundamente a pele.

2- Use filtro solar diariamente
O uso de filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, é indispensável para uma pele saudável.Além de evitar o envelhecimento precoce, ele previne o aparecimento de manchas e do câncer de pele.

Para peles normais ou secas existem produtos hidratantes com filtro solar em forma de loção ou creme. Para peles oleosas ou mistas, sempre optar por produtos em gel ou loção oil free.

No dia a dia, o filtro solar deve ser aplicado pela manhã e após o almoço. Em situações de exposição solar excessiva como praias, piscinas e atividades físicas ao ar livre, reaplique o filtro solar a cada duas horas e toda vez que entrar e sair da água.

3- Use um anti sinais para a área dos olhos
A pele em torno dos olhos é mais fina e seca do que a do resto do corpo.Além disso, apresenta menos quantidade de fibras de colágeno e elastina responsáveis pela sustentação e elasticidade, por isso envelhece mais rápido e a partir dos 30 anos já é indicado iniciar o uso de um produto específico para esta área com agentes hidratantes e tensores.

4- Aplique na face ácido retinóico à noite
O ácido retinóico ou tretinoína é um derivado da vitamina A que promove a esfoliação da pele e estimula a produção de colágeno, além de reorganizar as fibras elásticas danificadas pela exposição solar.

Ele também promove o clareamento da pele, devido a leve esfoliação que ele provoca.

A área tratada não deve ser exposta ao sol intenso, mas o sol do dia a dia com uso de protetor solar não há problema.

É uma das substâncias mais antigas usadas no arsenal para a beleza da pele, mas ainda continua sendo a mais eficaz e já deve ser iniciado a partir dos 25 anos de idade.

5- Ingira antioxidantes
São pílulas para ingestão compostas principalmente de vitaminas, proteínas ou sais minerais, que ajudam a manter a pele firme e saudável.

Os produtos de ingestão oral mais eficazes são:vitaminas A,C,E,zinco, licopeno, picnogenol, isoflavona e silício orgânico.

Na dose correta e sob orientação médica, agem em conjunto com os produtos tópicos para a beleza da pele.

6- Não fume
O cigarro, juntamente com exposição solar excessiva são os 2 fatores principais que levam ao envelhecimento da pele. Sabe-se que um único cigarro, leva a diminuição da circulação sanguínea da pele por mais de 50 minutos, pois ela causa a contração dos vasos superficiais cutâneos.

A nicotina ainda aumenta a produção da elastase, que é uma enzima que quebra a fibra de colágeno levando ao aparecimento precoce de rugas. Flacidez e aquela cor mais pálida e acinzentada da pele do tabagista.

7- Beba muito líquido
A água é essencial a vida e, consequentemente essencial a nossa pele.As células da pele são formadas por 70% de água e se você tem dúvida disto é só comparar uma uva fresca com uma uva passa.

Sugestão:muita água, chás naturais e sucos de frutas.

Evite bebida alcoólica e café que levam a produção de radicais livres e, consequentemente, ao envelhecimento da pele.

8- Tenha uma dieta saudável
Uma alimentação equilibrada é fundamental para uma pele saudável.

Escolha alimentos de fácil digestão, que melhorem o seu sistema imunológico e produzam poucos radicais livres, que levam ao envelhecimento. Abuse dos seguintes alimentos:
– Açaí: contém alta concentração de antioxidantes, quantidade 10X maior que a das uvas vermelhas.
– Família alium (alho,cebola,alho poró,cebolinha verde):contém flavonóides importante antioxidante
– Alimentos verdes (hortaliças verde-escuras)
– Feijões: inclui os comuns e também grão de bico, soja, ervilhas secas e lentilhas.São pobres em gordura (exceto a soja) calorias e sódio, mas ricos em carboidratos complexos, fibras alimentares e proteínas.
– Nozes e sementes
– Brotos: são altamente nutritivos e constituem fonte de proteína e vitamina C e a sua digestão é muito mais fácil do que a do feijão que os origina.

9- Procure seu dermatologista pelo menos 2 vezes ao ano
A nossa pele muda muito de acordo com as estações do ano, principalmente no verão e no inverno.

No verão necessitamos de uma proteção solar ainda maior, e pacientes que usam ácido retinóico que desejam freqüentar praia e piscina devem substituí-lo por ácido glicólico, produto mais seguro, que não causa descamações ou irritação na pele em contato com o sol.

No inverno, a pele da face e do corpo todo se torna muito mais ressecada, necessitando de uma melhor hidratação. Nesta época do ano, tratamentos para rejuvenescimento facial como peelings ou laser são muito indicados, devido ao clima mais frio que confere mais segurança para a realização destes procedimentos

10- Viva de bem com a vida!
Estar de bem com a vida, praticar exercícios físicos e cuidar da mente certamente deixará sua pele mais bonita, principalmente pela liberação de endorfinas, elevando ainda mais a sua auto estima.


Dra. Ana Paula Cipoli
Dermatologista – CRM 86514
Médica Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Matéria publicada na revista “Atual” de São João da Boa Vista – SP – Edição: Junho de 2010
Matéria publicada no portal BEAUTV – Abril 2010

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