As armas para combater a celulite

Dra. Ana Paula Cipoli Artigos Deixe um Comentário

A celulite é um problema que ocorre principalmente no organismo feminino, devido ao estrógeno, principal hormônio da mulher que tem como característica o acúmulo de gordura predominantemente nas áreas das coxas, culote e glúteos.

Sua origem é multifuncional, compreendendo, dentre outros, má alimentação, problemas hormonais e sedentarismo.

O processo de formação da celulite se inicia com o aumento da gordura, o que pressiona os vasos, causando, inchaço e má circulação local. Isto leva à inflamação do tecido, formando cicatrizes (os conhecidos “furinhos”). Essas cicatrizes, associadas ao acúmulo de líquido, forma uma “elevação”(aparência de casca de laranja).

Existe cura para a celulite?

Não. O que podemos oferecer é um controle.

Há um tratamento único para celulite?

Não. É necessário adquirir hábitos saudáveis na rotina diária, tais como atividades físicas, dieta balanceada e ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia.

Os cremes ou géis anticelulite tem em sua composição substâncias como a cafeína, centelha asiática, entre outros que atuam na redução da gordura localizada e ativam a  circulação. Atualmente existem produtos específicos para serem usados durante o dia (aqueles que queimam gordura) e outros à noite (estimulam a circulação e a drenagem linfática). O efeito desses produtos é muito pobre se usado isoladamente.

Massagens redutoras e que estimulam a drenagem linfática podem ser realizadas na tentativa de controle da celulite, mas atualmente o que existe de melhor são aparelhos que conseguem fazer a drenagem linfática mais profundamente e equipamentos que utilizam ultra som potente, que queimam a célula de gordura.

Qual a porcentagem de redução de celulite?

Essa pergunta não pode ser respondida, pois existem variáveis como grau inicial da celulite, a idade, o uso de anticoncepcional e as atividades físicas praticadas, que influenciam no resultado final, mas o tratamento com aparelhos e hábitos mais saudáveis de vida garantem bons resultados no controle da celulite.


Dra. Ana Paula Cipoli
Dermatologista – CRM 86514
Médica Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Matéria publicada no portal BEAUTV – Março 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *