unhas

Cuidados Básicos para Manter as Unhas Saudáveis

Dra. Ana Paula Cipoli Artigos Deixe um Comentário

1. Beba bastante água
Beber água interfere diretamente na saúde das nossas unhas.Manter o corpo hidratado faz com que suas unhas também fiquem mais hidratadas e saudáveis.Seis copos de água por dia é o mínimo.Você ainda pode completar o consumo com sucos naturais, fonte de vitaminas e sais minerais que fortalecem as unhas.

2. Dieta balanceada
Alguns alimentos como nozes, leite, ovos, couve, espinafre, aveia, frutas vermelhas são ricas em enxofre, silício, cálcio e vitamina A e B12 que auxiliam no fortalecimento das unhas.Acrescente esses alimentos em sua dieta.

3. Cosméticos corretos para mãos e unhas
As unhas são compostas de queratina e recobertas por um manto que impede a água de evaporar das camadas superficiais da mesma.As agressões externas, como lavagens sucessivas das mãos e o uso de produtos químicos como detergentes, sabão em pó entre outros removem esse manto provocando a evaporação da água e causando o ressecamento das mãos e unhas.Os hidratantes servem, basicamente, para restaurar essa camada.

Ao lavar louças, roupas e fazer outras atividades domésticas deve-se usar luvas para proteger as mãos e unhas contra os efeitos nocivos dos sabões

Para as unhas fracas ,quebradiças e com esfoliação a indicação é o uso de bases e cremes fortalecedores a base de vitamina E, ureia, colina, silicium entre outros ativos.Mas esses produtos devem ser usados diretamente sobre a unha para serem eficazes, ou seja, sem esmalte embaixo.

4. Investigação laboratorial
Algumas doenças como anemia, doenças da tireoide e diminuição de ferro e vitamina D no organismo podem causar problemas nas unhas, portanto exames de sangue devem ser solicitados para investigar unhas fracas.

As unhas também podem ser acometidas por fungos que causam micose, levando ao descolamento e engrossamento das unhas.Um exame denominado micológico direto realizado em laboratório de análise clínica pode confirmar esse distúrbio que deve ser tratado com remédios antifúngicos via oral e com uso de esmalte especial para a cura do fungo.

5. Para a unha não amarelar
A exposição ao sol, sal, cloro, resíduos de protetor solar, uso constante de esmalte escuro, óleos e cremes hidratantes corporais podem fazer com que as unhas e o esmalte fiquem amarelados.Para que isso não ocorra, o melhor é utilizar bases de unha impermeabilizantes.Outro cuidado é alternar as cores dos esmaltes que você usa: os escuros contribuem para o amarelamento das unhas, por isso é aconselhado uma pausa entre os esmaltes e se a unha já amarelou por isso, apenas o crescimento fará com que ela volte para a cor natural.

Reserve uma semana do Mês para deixá-las sem esmalte ou remova dois dias antes de ir à manicure se quiser pintar toda semana.

6. Ingestão de vitaminas
A Biotina é uma das vitaminas prescritas para unhas fracas.O seu uso é a longo prazo(em média 6 meses) não aumenta o apetite, portanto não engorda e não apresenta nenhum efeito colateral com seu uso.

7. Na manicure…
A cutícula não deve ser retirada, pois isso deixa a unha desprotegida facilitando assim a entrada de fungos e bactérias. O melhor é empurrar a cutícula com uma espátula removendo somente o excesso de pele.

As unhas devem ser deixadas sem esmaltar por pelo menos 1 semana no mês, no mínimo.O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas. Durante esse intervalo sem esmalte deve-se aplicar hidratantes próprios para evitar o ressecamento.

O hábito de lixar a parte de cima da unha pode ser prejudicial, pois retira camadas de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas.

O uso de acetona pode tornar as unhas mais frágeis e quebradiças. Se, no salão de beleza,a profissional fizer esse tipo de sugestão, recuse. Prefira removedores de esmalte, que não contém acetonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *